quarta-feira, 6 de junho de 2007

conversa com um protestante

Caros Vitamina C,


No outro dia estava a conversar com um Cristão Protestante, que me perguntava assim:

- Como podes ser católico se a Igreja fez tantas atrocidades no passado?
- De que atrocidades falas? - perguntei eu, já adivinhando que ele ia falar da inquisição.
- Falo da inquisição, por exemplo!
- Logo vi. A inquisição tem pouco a ver com a Igreja, sabes? A inquisição era uma perseguição política disfarçada de motivos religiosos. Era levada a cabo pelos governos dos países, e não pela Igreja. Nunca a Igreja participou oficialmente na inquisição.
- Não interessa, mas tolerou que a inquisição acontecesse.

- Ah, bom. Agora já falamos português.
- Sim pá. Mas ainda não descalçaste a bota que eu te calcei!

Parecia que o rapaz queria sair dali com uma vitória pessoal, argumentativa, como já deve estar habituado a ter. Nem lhe interessava muito a gravidade e o conteúdo daquilo que estávamos a falar, só queria era ganhar uma discussão. Acalmei-me, pedi interiormente a luz do Espírito Santo e continuei:

- Meu amigo, vê uma coisa. O que é para ti um Santo?

- Ora, um Santo é uma pessoa que foi para o Céu!

- Nem mais. Mas, tirando Nossa Senhora Santa Maria, que nunca pecou, qualquer outro Santo pecou e errou durante a vida, não é assim?

- Sim, mas arrenpendeu-se e continuou caminho.

- Claro, tens razão. É como diz a frase: "o Santo é o pecador que nunca desiste"! És da mesma opinião?

- Sim...
- E por isso mesmo, o Santo está na companhia e na paz de Deus. Concordas com tudo isto?

- Concordo... mas ainda não percebi onde queres chegar!

- Pois bem, meu amigo. Eu explico, sem mais demoras. Nós, católicos, acreditamos que a Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica, tal como rezamos no "Credo". A Igreja é composta por mulheres e homens, que erram... e por isso também a Igreja teve os seus erros. O próprio Papa João Paulo II o reconheceu e pediu desculpa pelos erros do passado. Mas a Igreja é Santa! E como é Santa, é um caminho que vai dar a Deus!

- ...

- Meu amigo, também nós somos chamados à Santidade. E fazê-lo através da Igreja é um caminho muito mais seguro.

- Percebo-te. Vou pensar no que disseste.

- Obrigado! É a melhor coisa que podes fazer por ti, e isso deixa-me contente!

Despedimo-nos e retomámos os nossos caminhos. E eu tenho a esperança que um dia destes o caminho dele se junte ao nosso. Deus deixou lá a semente, e em troca ele prometeu regá-la.

Por todos aqueles que buscam a Verdade, a Fé, a Vida, o Caminho, rezamos um Pai Nosso.


Do vosso amigo,


António

Sem comentários: